[FUGSPBR] copiar email dos senders

Qui Set 16 11:01:10 BRT 2004

eduardo moura wrote:
>  Se tiver outra forma de fazer isso , agredeço as
> sugestões.
>
> O que preciso especificamente é toda vez que um
> usuário do meu qmail for enviar um email pra fora EX:
> bla em domain.com , preciso que esse endereco
> bla em domain.com vá para minha uma lista de emails
> autroizados, justamente para quando o bla em domain.com
> responder o e-mail, não precisar receber a resposta de
> confirmação.
>
> Eu utilizo o MTA qmail. Se tiver uma forma mais
> simples de fazer isso e puderem me informar, agradeço.

cat /var/log/qmail/* | grep "to remote" | awk '{print $9}' | sort | uniq

Substitua "/var/log/qmail/" pelo diretorio onde voce salva os logs (em
algumas implementacoes acontece de ser /service/qmail-send/log/main ou
similar). Esse comando vai funcionar pra logs gerados pelo Multilog.
Aponte a saida dele (> ou >>) pra sua whitelist.

Como seus logs rotacionam, mesmo usando sort|uniq voce nao vai garantir
consistencia da whitelist, nesse caso voce pode fazer algo simples e
obvio, tipo

cat /caminho/pra/whitelist_atual > /tmp/whitelist_tmp && cat
/var/log/qmail/* | grep "to remote" | awk '{print $9}' >>
/tmp/whitelist_tmp && cat /tmp/whitelist_tmp | sort | uniq >
/caminho/pra/whitelist_atual && rm -f /tmp/whitelist_tmp

Isso está na mesma linha hehe.

Voce pode/deve fazer um script e melhorar isso, mas a ideia eh essa.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.