[FUGSPBR] kernel freebsd

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qui Set 16 11:50:51 BRT 2004

Douglas Alvares wrote:
> Como vão todos?
>
> para resumir tenho um trabalho para fazer na qual tenho que alterar a
> política de escalonamento do freebsd não importando a versão, minha dúvida
> é...
> onde eu pego a codificação do kernel do FreeBSD, pois preciso alterar
> algumas diretivas na mão... alterando essas diretivas preciso deixar pronto
> para a compilação usual...
>
> ps - essa parte do kernel do freebsd não conheço muito, compilar com as
> opções é traquilo, mas preciso conhecer a fundo "ver a codificação para
> realizar meu trabalho"

  O FreeBSD 5 permite que um escalonador seja plugado e desplugado de
uma interface que existe para isso. A idéia é permitir a escolha de qual
escalonador através de uma opção no boot ou através do carregamento de
um módulo. Coisa que ainda não testei mas a idéia original era essa.

O FreeBSD atualmente possui dois escalonadores: 4BSD e ULE, sendo o
primeiro o mais antigo e estável. Dê uma olhada nos arquivos abaixo:

   /sys/sys/sched.h
   /sys/kern/sched_ule.c
   /sys/kern/sched_4bsd.c

$ sysctl kern.sched