[FUGSPBR] maildrop nao funciona

Sex Set 17 09:35:25 BRT 2004

> O script_maildrop está assim
>
> #!/usr/local/bin/maildrop
> if (/^To:.*/:h)
> {
>         `echo $MATCH1 >> /whitelist`
> }

Essa expressão regular pega?? Tenho minhas duvidas..

> Fiz um teste colocando no script_maildrop
>
> #!/bin/sh
>
> echo 'ok' >> /whitelist
>
> e aí sim quando eu enviava e-mail ele escrevia ok na
> /whitelist

Mas esse teste não funciona, ele apenas executa o script, o que sempre
funcionaria (comportamento dos .qmail -- man dot-qmail). Provavelmente é
sua expressao regular que nao da batendo e o bloco if não sendo processado.

> Pode ser algum erro com o maildrop?

Eu diria que é improvável. O maildrop apesar de genial é simples, nunca
vi nenhum não funcionando hehe. Você instalou via ports correto? De
qualquer forma faça logs de depuração e você testa :)

> tem do maildrop é /usr/local/bin/maildrop e o manual
> dele.

É isso mesmo. O resto depende de você criar ou fazer ele ser mais
detalhado hehe.

> Obrigado
> Eduardo

Rola o seguinte, Tente ir depurando passo-a-passo, pode ser a expressao
regular que nao esta pegando o e-mail. Pra garantir funcionamento do
maildrop crie seus logs de debug. Vamos lá ao essencial...

#!/usr/local/bin/maildrop -V 5
#
SHELL="/bin/sh"
import EXT
import HOST

TIMESTAMP=`date "+%d %b %H:%M:%S"`

logfile "/var/log/maildrop-debugtemp.log"

log "($TIMESTAMP) - e-mail p/ $EXT@$HOST => PASSOU"
log "($TIMESTAMP) - Proximo passo, condicao if"

if (/^To:.*/:h)
{

log "($TIMESTAMP) - Se entrou aqui a expressao regular deu match"
log "($TIMESTAMP) - Vamos gravar $MATCH1 na whitelist"

         `echo $MATCH1 >> /whitelist`

log "($TIMESTAMP) - Verificar se gravou"
}

log "($TIMESTAMP) - Saiu da condicao, ou if retornou false ou ja
processou -- o e-mail salvo foi: $MATCH1"

Beleza Eduardo? Logico que voce pode melhorar isso hehe. Suas mensagens
serao salvas no arquivo "logfile". La em cima eu adicionei -V 5 (nivel
de verbose 5) então se der falha na compilacao o maildrop vai "gritar".
Mas onde? No log do qmail-send (/var/qmail-send/log/main/current ou
similar).

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli