[FUGSPBR] Voip Siemens

IRAPIDA chris em irapida.com.br
Qua Set 22 20:32:45 BRT 2004

Otima noite para todos

Estou com um pequeno GRANDE problema.. e quem sabe alguem ai sabe de algo ;)

Estou montando uma vpn para a comunicação de um VOIP SIEMENS (voip
cliente conecta-se a central siemens atravez da vpn)

Vou explicar como ele funciona hoje (100%)
Voip Client -->Router CISCO-->Link (Frame Relay) <-- Router Cisco <--
Central Siemens

Roteadores configurados para:  Prioridade nas portas 29.000 ate 33.000
(UDP)  Fragmentação de pacotes em 80K e enfileiramento com WFQ

Pois bem... isto funcionando 100%..... agora vou explicar as modificações

Voip Client -->FreeBSD-->Link Radio (Ethernet) <-- FreeBSD <-- Central
Siemens
Porem o VOIP "corta e muito".... na BRT o link era de 64K e agora temos
com o radio + de 256K e o VOIP corta

Fiz varios testes com relação a controle de banda e alguns ate
melhoraram.... mas 100% nao ficou...

agora vao as perguntas

#####
* Prioridade nas portas 29.000-33.000 (UDP) --> Pensei em Fazer com
ipfw+dummynet+pipe+queue (alguem tem algum bom exemplo ????

* Enfileiramento --> Pensei em colocar o proprio altq + wfq (acredito
que faça... alguem tem outra ideia ????)

*  Como fragmentar os pacotes de saida do FreeBSD para que tenham
tamanho de 80K (1 igualzinho ao outro) ???

########

Muitissimo Grato pela atenção

t+

Christopher Giese - SkyWarrior