[FUGSPBR] Voip Siemens

Qui Set 23 09:35:27 BRT 2004

On Wed, 2004-09-22 at 20:32, IRAPIDA wrote:
> Otima noite para todos
>
> Estou com um pequeno GRANDE problema.. e quem sabe alguem ai sabe de algo ;)
>
> Estou montando uma vpn para a comunicação de um VOIP SIEMENS (voip
> cliente conecta-se a central siemens atravez da vpn)
>
> Vou explicar como ele funciona hoje (100%)
> Voip Client -->Router CISCO-->Link (Frame Relay) <-- Router Cisco <--
> Central Siemens
>
> Roteadores configurados para:  Prioridade nas portas 29.000 ate 33.000
> (UDP)  Fragmentação de pacotes em 80K e enfileiramento com WFQ

> [...]

Sem QOS, fica difícil, mas experimente:

1 - descubra qual é a *verdadeira* velocidade de seu link; ignore os
manuais, faca medidas... (os manuais sempre te dão valores ótimos em
condicoes ideias)

2 - limite *todo* o trafego *exceto* as portas do VoIP para
'real_velocidade - largura_de_banda_necessaria_para_VoIP' (inclua algum
"overhead"); assim os pacotes VoIP terão *sempre* uma banda disponivel.

É claro que é um aparente desperdicio de banda mas, normalmente, resolve

[]s

--

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br