[FUGSPBR] Qual controladora SCSI

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qua Set 29 22:31:07 BRT 2004

Jean Duarte wrote:
> Sim,
>
> Eu fiz isso antes mesmo de comprar a placa.
>
> Por sinal ela consta como compativel desde a versão 4.9. Mas aqui
> vejo que só funcionou com a 4.10. Nem a 5.2.1 Funcionou.
>
> Ultra-320 SCSI controllers based on the Adaptec AIC7901, AIC7901A, and
> AIC7902 Ultra320 controller chips ( ah(4) driver)
>
>  a.. Adaptec 29320, 29320A, 29320B, 29320LP
>

> E a 5.3.1 Trava logo depois que detecta.

Durante o boot, quem le o disco é a BIOS, que sabe ler o SoftRAID.
Depois que o kernel entra, o BSD assume, e como ele não sabe ler
softraid, nao deve reconhecer o disco.

> Agora como pode ser SofRAID se a controladora Adaptec é
> para fazer RAID por Hardware, ou estou comprando Gato por
> lebre?

Existem controladoras que fazem RAID por hardware, e existe o SoftRaid,
uma novidade da Adaptec para permitir raid por software bootavel.
Talvez voce tenha comprado gato por lebre...

> Corrigindo um erro anterior, meu RAID é 1 (Mirror)
>
> No /stand/systall não deveria aparecer apenas 1 HD, ja que a controladora
> é que esta fazendo o Gerenciamento dos discos?

Se for RAID por hardware, sim...

> Grato
> Jean
>
> ----- Original Message ----- From: "João Carlos Mendes Luís"
> <jonny em jonny.eng.br>

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br