[FUG-BR] Qual firewall usar

Mauro Paes Correa mauro em gnx.com.br
Sex Abr 22 10:48:58 BRT 2005

Olha Flávio, gosto mais do PF. O pf funciona muito bem no bsd, sem
problemas. Mas já que tais ai falando de ipfw, iptables.. para o BSD
recomendo somente o uso do PF ou ipfw.
O PF no BSD funciona muito bem, na questao de controle de banda.. o
ipfw também, claro.
Para efeitos de aprendizado, sempre recomendo aprender primeiramente o
ipfw, para depois partir para o PF.

Att.

> Qual firewall é mais recomendado ?
>
> Tenho diferente situações. Preciso montar um firewall para a
Prefeitura, para LAN
> [...]
> Temos ainda o ifw e o iptables.
>
> Mas o que difere entre eles ? Qual a vantagem de um em relação ao
outro ?

> Preciso além de bloquear/liberar rquisições, preciso de controle de
banda.

> Me parece que o OpenBSD faz isso muito bem, quase que nativamente, e
ainda tenho a
> possibilidade de priorizar requisições o que no iptables ou no ipfw
não tem, certo
> ?
> No iptables e o ipfw o controle de banda funciona bem como no
OpenBSD ?

Mauro Paes Correa
Consultoria Integrada
mauro em gnx.com.br