[FUG-BR] Qual firewall usar

Flávio Barros flaviobarros.gyn em pop.com.br
Sex Abr 22 10:12:19 BRT 2005

Qual firewall é mais recomendado ?

Tenho diferente situações. Preciso montar um firewall para a Prefeitura, para LAN
HOUSES, para empresas diversas, escolas, faculdades, etc.

Sei que o openbsd é considerado o mais seguro. Cheguei a fazer algumas
configurações com ele mas apenas aqui em casa mesmo.
Temos ainda o ifw e o iptables.

Mas o que difere entre eles ? Qual a vantagem de um em relação ao outro ?

Preciso além de bloquear/liberar rquisições, preciso de controle de banda.

Me parece que o OpenBSD faz isso muito bem, quase que nativamente, e ainda tenho a
possibilidade de priorizar requisições o que no iptables ou no ipfw não tem, certo
?
No iptables e o ipfw o controle de banda funciona bem como no OpenBSD ?