[FUG-BR] Anotações sobre o BSDFest (ou a limpa na minha caixa postal)

Jean Milanez Melo jmelo em freebsdbrasil.com.br
Qui Ago 11 12:11:11 BRT 2005

Pablo Sánchez wrote:

>Galera,
>
>Parei e me organizei que tava tudo uma bagunça!
>
>Eis o que eu consegui filtrar da minha caixa postal referente ao evento:
>
>=============
>
>Patrocinadores a serem procurados e contatos até o momento
>
>Cyclades 	- Rafael Floriano <rafael.sales em gmail.com> (disse que
>conhece alguém lá dentro)
>		- João Rocha Braga Filho <goffredo em gmail.com> (se propôs a tentar algo)
>IBM
>Sun (alguém mencionou que ela é concorrente dos BSDs, então me
>pergunto, vale a pena tentar?)
> [...]

Já que meu nome foi citado, posso dar essa palestra ou mini curso de
sistemas embarcados sem problemas :)

Antes Pablo, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa e dizer que dou
total apoio, porem gostaria de alerta-lo do risco de um evento desse
porte, nos como ja fizemos a BSDCon e agora o BSDDay, e podemos dar
alguns palpites nesse area.

A primeira coisa a se fazer é uma planilha de custos para ter uma real
ideia do tamanho do "problema". Isso foi feito?

Trazer gente de fora é sem duvida um otimo chamativo para que as pessoas
vao ao evento, trazer o Teo entao nem se fala, mas os gastos para trazer
uma pessoa dessa para o Brasil fica em pelo menos 8 mil reais. Uma coisa
que nao vi voces citarem ate agora e que foi esquecido é a contratacao
de um tradutor e seus equipamentos para traducao simultanea, pois voces
tem que contar que varias pessoas estao indo pra assistir a palestra dos
gringos mas nao sabem ingles. Esse aluguel de equipamento (fones, etc)
custa carissimo.

Bom entao voce pode dizer que esta correndo atras de patrocinio, otimo,
mas a grande questao é, sera que as empresas no brasil estao dispostas a
patrocinar um evento "independente" com algo em torno de 4 mil? Sao
raras as excessoes, infelizmente aqui no pais ainda nao se dao o devido
respeito a esse tipo de evento e nao acham um local de retorno para
fazer tal investimento.

Entao pegamos as inscricoes, pelo que acompanhei pensam em cobrar 30,00
por pessoa com um limite de 400 pessoas (segundo o site) temos um total
de 12.000 reais! Isso mesmo 12 mil, isso nao da nem pra trazer os dois
palestrantes de fora do pais.

Como se pode ver nao é nem um pouco facil conseguir verba para a
realizacao de um evento desse porte. Minha outra duvida é, qual sera a
data de realizacao do evento? pois creio que um evento desse tipo
precisaria de pelo menos 6 meses de trabalho dedicado para saia como
esperado.

Minha sugestao é: coloque pessoas dedicadas para procurar patrocinio
(mostrando porque seria bom eles investirem no evento), programe uma
data do evento que dee pra voce trabalhar com folga, faca uma relacao de
despesas do evento. Resumindo, se programe bem, pois o que nao
gostariamos de ver é a ideia morrer depois de ja ter sido divulgada e
muito bem aceita por todos.

Abracos

--
Atenciosamente