Re: [FUG-BR] Múltiplos default gateway ou rotas alternativas

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Sex Ago 12 09:53:06 BRT 2005

Julian,

> Minha dúvida é a seguinte: como a conexão com a Velox costuma cair por
> períodos relativamente longos (meia hora aprox.), gostaria de saber se há
> condições de implementar dois default gateways na máquina 1, de forma que
> quando a conexão com a Velox cair, os pacotes sejam encaminhados
> automaticamente para o gateway2.

Cara, com todo respeito aos outros membros, faz tempo que eu não
vejo uma pergunta tão bem redigida na lista.

Uma alternativa para o seu caso seria ter apenas um servidor, conectado aos
2 links, rodando pf + NAT para trabalhar com os 2 gateways.

Uma segunda alternativa seria a mesma coisa com IPFW + NATD com
IP Policy.
Solução do Diego Link onde você distribui o tráfego por máquinas para
cada link, ou seja, fulano usa o link1 e ciclano o link2.

Uma terceira alternativa seria criar um script que fique testando o
o default gateway da máquina, quando este cair, o script trocaria
a rota default para o outro server da rede até que o verdadeiro default
gateway voltasse.
Fiz esse script a muito tempo atrás, caso você opte por esta alternativa
posso tentar achá-lo (só não sei que vou conseguir. Sorry!)

[]s
Ronan