[FUG-BR] Automatizar sistema

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sex Ago 5 15:17:32 BRT 2005

Caro Ricardo,

Upgrades de sistemas operacionais sempre são uma coisa delicada e que
deve ser feita com cuidado e atenção pelo Administrador do Sistema.

Os pacotes sempre possuem uma dependência ou outra que pode não estar
ok, e mesmo usando o ports, isso não é garantia de que dará certo. Em
teoria, deveria, mas sempre tem um ports ou outro que não ficou 100%.
Mesmo com a velocidade na correção e alta qualidade do sistema, isso
nunca deveria ser feito de forma automatizada como você fez, pois os
aplicativos de uma versão para outra às vezes fazem pequenas
alterações em seus arquivos de configuração, o que não garante que
quando você fizer o update as suas configurações serão migradas para a
nova versão instalada ou sequer serão mantidas de alguma forma.
Exemplos disso são os updates da Microsoft, por exemplo (como aquele
firewall que no começo se instalava fechando tudo e os usuários
ficavam loucos sem entender o que estava acontecendo).

Faça o update na mão, uma vez por semana, se for o caso, sempre
fazendo backup antes, e quase com certeza você terá maior
aproveitamento. Todo o dia às 5:30? É garantia de que seu servidor vai
acabar "travando" (na verdade, é como te disse, vc vai acabar perdendo
alguma configuração, só isso).

Um abc,

Pablo