[FUG-BR] Aonde chega uma ideia....

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Qua Ago 17 11:58:30 BRT 2005

> Boa noite pessoal
>
> Tive uma ideia que tenho certeza que vai voar PEDRADA para todo
> lado....... mas.... perguntar nao ofende ne
>
> Seguinte........ imaginem :
>
> FreeBSD 1 ----> ETHERNET <---- FreeBSD 2
>
> Se a ETHERNET for 100 mbps...... passa um fluxo de apenas 100 mbps..... OK
>
> IMAGINEM que eu tive a mesquinha ideia.... de..... aproveitar a filosofia
> do ATM - COMPACTACAO
>
> e se eu tivesse uma forma de no FreeBSD 1 compactar os dados na saida....
> e no FreeBSD 2 descompactar na ENTRADA

> [...]

Christopher,

Talvez voce possa testar isso usando o ipcomp do IPSEC.

Estabeleca um tunel IPSEC _sem criptografia_ e configure apenas o ipcomp.

Como você vai encapsular o pacote original, pode ser que você não tenha um
ganho muito grande de desempenho, mas pelo menos a solução esta pronta e só
precisa ser testada.

O ideal seria compactar apenas o payload do pacote IP, mas isso seria muito
complicado, então va da maneira pronta pelo menos para testar.

Quando ao desempenho da compactação, latencia, consumo de cpu, poderia haver
um hardware dedicado a compactação e ai qquer pentium podia fazer mais de
100Mb/s numa interface de rede realtek.

outro problema da solução é a taxa efetiva de compactação, já que nos
pacotes quase tudo sera entendido como binario.

luiz