[FUG-BR] Arquivo Sysctl.conf

Seg Ago 22 10:26:50 BRT 2005

Brenno Oliveira wrote:

> consulta o capítulo 6 do handbook: http://www.openit.com.br/freebsd-hb/
> e http://people.freebsd.org/~adrian/sysctl.descriptions tb deve ajudar...

Na verdade provavelmente essa e uma das poucas coisas nao
satisfatoriamente documentadas em sistemas BSD. Normalmente as MIB
sysctl sao documentadas/explicadas dentro da documentacao da aplicacao.
Varias sysctl sao apenas abstracoes de opcoes do kernel o que as torna
dificil mesmo de ser documentadas, pois tem-se que entender a fundo o
comportamento do kernel. Isso e especialmente valido pra sysctl que
controlam granularidade (time sharing), paginacao de memoria, clockrate,
e alocacao de memoria pra susbistemas (como rede).

Uma tentativa comunitaria de documentar essas, esta em:

http://sysctl.enderunix.org/

(portanto se alguem tiver tempo/conhecimento/boa vontade favor
contribuir!! Se tiver sysctl erradas ou incompletas mandem email pra
sysctl em enderunix que o Omer responde rapido)

Se voce der "sysctl -da" no seu sistema, tera uma descricao curta da
maioria das sysctl.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.