[FUG-BR] Debian + FreeBSD

João Ricardo Peçanha Mendes joaofreebsd em yahoo.com.br
Seg Ago 29 11:45:48 BRT 2005

Pablo Sánchez escreveu:

>Uma das coisas que mais me irrita é essa história do Gnu/kFreeBSD.
>
>Primeiro porque o Stallman é contra a licença BSD e estão misturando
>BSD com GNU sem pensar nas consequências legais disso (BSD pode ser
>incorporado ao que for, e GNU não. O que acontece quando um GNU
>assimila código sob licença BSD? O que acontece com o código? Como
>fica a licença? Ele virou GNU e deve ser assim de agora em diante? E
>se eu pego o original BSD que não sofreu nenhuma alteração e acabou
>virando GNU, como fica o licenciamento?).

Não sei como fica o licenciamento. Até pelo fato de a licença BSD não
ser restritiva ( ou a GPL ser "livre mas nem tanto"),
eu não vejo nenhuma implicação legal nisso. O que é BSD (nesse caso o
kernel) continua licenciado como BSD, e assim por diante.

> [...]
>dos BSDs para fazer aquele apt-seiláoq. Eles não assumem!
>

>Terceiro porque eu, pessoalmente, acho que vão cagar com o nome do
>FreeBSD ao unir ao do Debian
>
>Quarto porque eu acho que a userland BSD é muito superior à GNU (que é
>basicamente sobre isso que o projeto deles é, portar a userland para o
>FreeBSD).
>
>Mas esse sou eu falando... com certeza vai acabar virando flame este
>tópico, por isso, não vou responder mais nada nele, tem gente que vai
>ser a favor, tem gente contra... tanto faz no fim das contas...

Veja, as suas afirmações anteriores me lembram um pouco da polemica que
o Theo de Raadt gerou há tempos atras, no site da Forbes. Dizer que "vão
cagar com o nome do FreeBSD ao unir ao do Debian" ou "porque esse povo
do Debian" são criticas nada construtivas ao Debian.

Se um é melhor ou pior, sinceramente prefiro não opinar a respeito.

Se o apt veio do ports, ou qualquer outra ferramenta que eles venham a
contruir seja inspirada no FreeBSD, é algo mais que natural no mundo do
software livre: idéias e códigos sendo compartilhados. Isso não é um
problema, muito pelo contrário.

O email que mandei informando do Debian/kFreeBSD foi meramente
informativo, sem a intenção de gerar qualquer tipo de flame ou coisas do
genero.

Fui

João