[FUG-BR] Problema no redirecionamento

Joao Paulo Marques Mattos jpmmattos em terra.com.br
Ter Ago 30 21:10:51 BRT 2005

On Tuesday 30 August 2005 12:35, Luciano Ricardo Mendonça wrote:
>         Bom, as duas soluções funcionam. Acredito que usar split dns seja
> mais elegante, pois assim não se coloca carga adicional nem no firewall e
> nem no natd. Fora que utilizar split dns tem vantagens de segurança.
>
>         Luciano Mendonça

Ha controversias... (1 min de silencio em respeito ao SARAIVA)

Tudo depende do ponto de vista, quando resolvi este problema com o 4.7 e ipfw1
eu gerenciava a rede de um provedor aqui do Vale (mais ou menos 15 cidades,
20.000 usuarios, etc...), imagina eu falando com o meu chefe (ex professor do
INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pioneiro da SUN no Brasil,
etc...):

eu: Chefe, precisamos colocar uns split DNS no seu servidor pra arrumar um
problema dos clientes que passam pelos nossos NAT's, isso vai aliviar a carga
destes servidores. No linux funcionava com iptables mais depois que eu migrei
tudo pra BSD parou de funcionar.

chefe: JP, porque voce acha que eu comprei cadeiras giratorias pra voces?
Senta lah e SE VIRA!!!

eu: Pow chefe, eh mais elegante arrumar pelo seu DNS... ( e saio correndo pois
com certeza vai voar um mouse ou um teclado em minha direcao )

hehehe, como eu ja disse tudo depende do ponto de vista, eu so quis dizer que:
"Se voce tiver somente ipfw+natd como caminho, existe a solucao".

E tem mais, melhor uma regra de firewall a mais do que um DNS inseguro... (eu
sei, vc sabe, mas nem todos sabem configurar um DNS corretamente...)

[]'s

JP-Ux

'eius simius in cuius ramus'