[FUG-BR] IPFW sem pipe para apenas um usuário

Mário Meyer mariomeyer em gmail.com
Qua Ago 31 20:07:26 BRT 2005

Pessoal,

Tenho um servidor la em casa, onde coloquei pipe na saida do SSH
(sftp) e da Web para controlar os downloads de pessoas fominhas q eu
conheco.. Sem isso,  qnd comecam a fazer download, eu nao consigo usar
a internet direito la em casa...

Ate ai tudo bem... No entanto, eu to agora tentando configurar o ipfw
pra quando o usuario fazendo download for eu, ele nao enviar pelo pipe
e liberar o acesso... Ou seja, se estou fora de casa e preciso fazer
download (SCP ou SFTP) de alguma coisa, nao tem pq nao usar a banda
toda, já que nao estou em casa usando a internet em outras coisas...

tentei a seguinte configuracao:

00010 skipto 65000 ip from any to any uid mario
00100 pipe 1 tcp from me 22,80 to not 10.0.0.0/24 out
65535 allow ip from any to any

Já chequei com o "ps aux" e quando faco um scp, para pegar um arquivo
dessa makina, o usuario do processo loca l eh omeu mesmo (mario)... no
entanto, o scp continua passando pelo pipe e limitando a banda...

Espero q tenha me feito entender... Qualquer ajuda é bem vinda...

Obrigado,
Mário Meyer

--
"Linux is for people who hate Windows,