RES: [FUG-BR] VPN com banda limitada

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Qua Fev 2 14:54:27 BRST 2005

Bom, depende do seu cenário.

Pensei na seguinte situação:

O servidor vpn com o ip valido ligado ao seu roteador (estou simplificando
para ficar mais simples)
O servidor vpn com o ip interno ligado a uma bridge e esta bridge ao switch.

Nesta bridge você faria com ipfw + dummynet limitação de banda dos ips que
seus clientes remotos irão ganhar... já que eles, apesar de ganhar um IP
local, do ponto de vista da bridge estão do lado "de fora".

Como é uma bridge que não possui IP, trabalhará transparentemente em sua
rede, não complicando o seu roteamento.

Não sei se limitar com ipfw e dummynet na própria máquina que receba as
conexões VPN funcionaria, mas essa idéia me ocorreu agora também... é algo a
se testar :)