RES: [FUG-BR] VPN com banda limitada

Marcela Formighieri marcela em webtechnet.com.br
Sex Fev 4 18:08:34 BRST 2005

Mais detalhes...

Tenho o servidor OpenBSD com IPs válidos, mas o mesmo redireciona as conexões VPN para o servidor de VPN interno.

Não tenho como controlar pelos IPs dos clientes, pq faremos um tipo de suporte para um provedor e os cliente poderão ser muitos de diversos lugares... seriam classe inteiras q eu teria de saber.. impossível..

O problema todo é que cada VPN que eu abro consome 10% da minha banda disponível... pelo menos foi a informação que eu tive...

Quer dizer, para cada cliente q eu conectar eu terei 10% a menos e ele pegará 10% de uma banda menor... assim, o último sempre será o mais prejudicado...

O que preciso é traçar como um PVC em ATM (mas, claro, eu não tenho uma rede ATM), que diga que uma VPN pode ocupar 30kbps, apenas. Não mais e, de preferência, não menos...

Isto teria que ser feito somente no meu servidor de VPN? Ou o protocolo PPTP teria que sofrer alterações? Ou, somente com um ipfw eu conseguiria?

Sugestões?

--
Marcela Luci Formighieri
Analista de Redes