Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Jan 4 15:19:11 BRST 2005

    A frase final é muito boa, e pode explicar um pouco a confusão,
ou aumentá-la. O qmail era bom para que se propunha, pelo que
entendi, mas ele não me pareceu tão simples quanto o autor diz
que é. Os patchs o tornam muito complicado, difícil de gerenciar,
atualizar, etc. E se um patch conflitar com outro, e você precisa
dos dois? O problema é que o autor deu ele como pronto, terminado,
e não o continuou, e nem deixou que alguém continuasse, e isto
talvez seja o pior problema do qmail, o que cria todo o inferno dele,
que cria tantas complicações.

    Se existisse uma continuidade no desenvolvimento não existiriam
tantos patchs, pois muitas das funcionalidades deles já teriam sido
incorporadas, e sem conflitos.

    Como falado, pode ser que o yahoo use algo que um dia foi o qmail,
i.e., eles usaram o qmail para desenvolver o que eles queriam. Se o
qmail tivesse uma continuidade no desenvolvimento, pode ser que
muitas das funcionalidades que a yahoo implementou tivessem sido
disponibilizadas para a comunidade.

    Eu não quero ter que ficar instalando patchs em um programa, e
que podem entrar em conflito. Eu quero atualizar o programa e ter
as funcionalidades disponíveis, ou tê-las em um daemon em separado
que não conflitaria com nenhum outro, e que não fossem acessíveis
de fora da máquina como o MTA pode ser acessível. Esta é a vantagem
da interface milter do sendmail.

       João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com