Re: [FUG-BR] diretório /etc/rc.d

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Qua Jan 19 13:49:32 BRST 2005

On Wed, 19 Jan 2005 11:21:12 -0300, Celso Viana <celso.vianna em gmail.com> wrote:
> Renato,
>
> No meu sistema não existe o /etc/rc.conf.local; também não existe man
> para esse arquivo.... qual é o formato do mesmo? se quiser usar tem-se
> que criar não mão?

Exato, você deve criá-lo na mão mesmo, o formato dele é igual o do /etc/rc.conf

> por exemplo: instalei o samba nesse sistema; na usa opinião, qual a
> melhor maneira de inicializa-lo?

Quando você instala um pacote que já está preparado para rcNg, por
exemplo, o Samba 3.x

/usr/ports/net/samba3
make install clean

Ele irá criar um script de inicialização chamado /usr/local/etc/rc.d/samba.sh

Se você editar esse arquivo irá encontrar comentado no começo do
arquivo o seguinte trecho:

#
# Add the following lines to /etc/rc.conf to enable samba:
#
#samba_enable="YES"
#
# or, for fine grain control
#
#nmbd_enable="YES"
#smbd_enable="YES"
#winbindd_enable="YES"
#

Então, como está escrito aí, samba_enable="YES" já é o suficiente.

echo samba_enable=\"YES\" >> /etc/rc.conf.local

Pronto, o seu arquivo rc.conf.local foi criado e o samba será
inicializado quando a máquina for rebootada E tambem se vc executar
/usr/local/etc/rc.d/samba.sh start

> outra coisa: qdo se instala algo pelo ports a inicialização já fica
> configurada? por exemplo: preciso insalar o samba mas as opções do
> ports não são suficientes..... posso fazer um "make fetch" e alterar
> as opções e depois instalar? como é que faria isso?

Bom, os ports mais novos, que mostram aquela telinha azul com opcoes,
eles mantem essas opcoes gravadas no seu bsd, e qdo vc atualizar vai
mante-las, para altera-las basta digitar "make config"

Como no seu caso as opções não são suficientes, o que você pode fazer
é o seguinte, duas opções:

1. executa um "make patch", ele vai baixar, extrair e aplicar os
patches padrao, depois disso, vá ao diretório work/pacote.xxx.xx, que
é onde ficam os fontes, altere, retorne ao diretorio principal do
port, compile usando "make" e instale com "make install". Essa opção,
funciona, mas, quando vc for atualizar esse port vc tem que refazer
tudo.

2. Essa é uma opção um pouco melhor, você vai no diretório do port,
executa um "make extract", apenas vai extrair, sem patches, vá ao
diretório, altere, crie um patch com diff -u, salve isso num arquivo e
coloque-o em /usr/ports/categoria/port/files, com a nomenclatura,
patch-nome_do_arquivo_que_ele_altera, feito isso, qdo vc der um make,
ele vai extrair e jah aplicar suas alteracoes.

De qualquer maneira, se a alteração que vc vai fazer for uma coisa que
mais gente pode usar, que é útil, altere o port, gere um PR e envie
para o gnats, assim, se for aprovado, será incorporado a árvore
oficial do free.

Espero ter ajudado.

[]´s
--