[FUG-BR] Backup em dat/dvd

Qua Jan 19 23:35:53 BRST 2005

On Wed, 19 Jan 2005 21:19:39 -0300 (ART)
Luis Gustavo Amstalden <gamstalden em yahoo.com.br> wrote:

> Pessoal,
>
> tive problemas com backup nas fitas dat, deu pau no
> drive e estamos estudando agora oq compensa mais,
> mandar para conserto, ou comprar um gravador de dvd
> para o backup.

"quem tem um não tem nenhum"

voce precisa, pelo menos, *dois* drives... se vier um leão e comer o seu servidor, tem que ter algum jeito de ler a fita em outro lugar...

> entrei em contato com fornecedores e para comprar uma
> nova unidade dat fica caro demais scsi R$3.600,00 sem
> chance!! pelo que sei um gravador de dvd esta por
> volta de R$400,00 porem nao sei se vale a pena gravar
> o backup em dvd ou seria melhor em dat!

gravador de DVD é mais barato, mas em um DVD cabe bem menos que em uma fita (mesmo nas "velhas 8mm" cabe 5GB não compactado);

> pq pra começar, estamos montando um servidor de backup
> dedicado, que tanto ira fazer o backup em HD qnto nas
> fitas ou dvd! mas nao sei se por dump/restore é
> possivel fazer gravação em dvd!

DVD tambem é mais complicado: com um simples `tar` "não rola"... voce vai precisar criar scripts para gerar o iso e depois gravar (e ainda vai precisar de espaço em disco para esse iso)

> pq o "chefe" disse que dat é um meio antigo de fazer
> backup, e descordo disso, acredito ser a melhor e mais
> seguro!

bem... se fita fosse um sistema "obsoleto" não teriam havido tantos avanços na tecnologia (vide as DLTs)

fita continua sendo um meio extremamente seguro e confiável de se fazer backups;
é um meio bastante "denso" (GB x tamanho)

concordo que tem algumas desvantagens: meio lento, requer cuidados no manuseio e armazenamento, etc, mas as vantagens superam as desvantagens... (IMHO)

> alguem poderia dar uma opinião, pq com dat nao tive
> problemas, apenas com a unidade que estava meio velha!

tudo depende do seu esquema de backups e da importancia dos dados (pense tambem nos procedimentos de "restore")

Exemplo: backup de 20 GB, com menos de 4.5GB de arquivos modificados por dia durante 1 ano,
no esquema (+- comum) de 1 backup incremental por dia, 1 backup completo por semana e 1 backup para arquivo por mes:

fita: 1 por dia (7) + 1 por semana (4) + 1 por mes (12) = 23 fitas

DVDs(W): 1 por dia (365) + 5 por semana (260) + 5 por mes (60) = 685 DVDs !!!!!!!

DVDs(RW): 1 por dia (7) + 5 por semana (20) + 5 por mes (60) = 87 DVDs regraváveis

Pondere:  manuseio das mídias, etiquetas, armazenamento.

Ha... quase esqueci:  DVD tem a limitações de nome de arquivo que o UFS (e fitas) não tem; se voce tiver uma estrutura de diretórios "muito grande" voce pode encontrar problemas para criar o iso do DVD.

meus $0,02

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br