[FUG-BR] CARP + DAEMONS

Christopher Giese <SkyWarrior> chris em irapida.com.br
Seg Jan 24 14:55:23 BRST 2005

Boa tarde pessoal

seguinte... me bati um monte com CARP + FreeBSD 4.x (nao fiz...)

ai instalei FreeBSD 5.3... atualizei.... apliquei o patch... recompilei
kernel e binarios

blz.... funcionou 100% (acredito que no 4.x tb funcionaria se eu antes
tivesse feito o patch para PF :) )

blz.... é muito simples trabalhar com o CARP... e muito funcional

carp sozinho = OTIMO
carp + pfsync = OTIMO

agora algumas perguntas......... (para os CARPEEIROS DA PLANTAO) :)

Como gerenciar daemons (como o heartbit por exemplo faz)
digamos... maquina A = APACHE master.... maquina B= apache Slave

se a maquina A cair a B assumir (levantando o APACHE)..... (a parte de
assumir ip eh hiper simples... o problema esta no daemon)

vou dar um exemplo de possiveis problemas (que encontrei)

STORAGE
digamos que eu tenha rodando um ORACLE (no freebsd) e gravando em um
storage..... O problema é que nao posso ter montado
simultaneamente o Storage na maquina A e na maquina B..... pq o hardware
nao permite... entaum preciso que a maquina B monte ele apenas
se a A falhar....

QMAIL
digamos que eu tenha rodando um QMAIL (no freebsd) e gravando as filas e
tals..... O que acontece quando a MAquina A cai e a B assume... os
emails nas caixas nao tem problema pq o rsync resolve.... mas e os
emails que estao nas queues ???

 alguem tem alguma solução ????

por exemplo... o heartbit tem scripts para exercerem estas funções......
teria algo meio próximo no carp ???

obrigado

Christopher Giese
chris em irapida.com.br