[FUG-BR] Problema na instalação do Free 5.3

Qua Jan 26 19:40:16 BRST 2005

On Tue, 25 Jan 2005 17:46:31 -0200
Renata Adriana Gazzi <ragazzi em unitau.br> wrote:

> William,
>
> olha só o tamanho do meu problema: Na lista de hardwares suportados não há nada
> para IBM. Minha máquina é uma IBM ThinkCentre 8188-LP6. Rodei um programinha
> nela, o aida, pra fazer um levantamento de toda a máquina. Resultado: a única
> informação mais precisa que ele me deu foi o nome da placa mãe, IBM ThinkCentre.
> Sabe o que é pior? minha colega de sala conseguiu instalar o XP e o Free 5.3
> numa boa na máquina dela, que é igual à minha, e não deu nenhum erro. Estou
> desanimando....
> Alguma sugestão?

Os IBMs são "doidos" para dar problemas de BIOS; verifique, no site da IBM, se não tem uma atualização...

Fora isso, o Windows XP adora fazer "gracinhas" na MBR (imagino que seja proposital para dificultar instalar qualquer outro SO depois dele).

Depois de muito "quebrar a cabeça" (leia-se: cansar de instalar e reinstalar XPs e FreeBSDs, particonar e reparticionar HDS, etc) adotei a sequencia abaixo e nunca mais tive surpresas desagradaveis.

- instale um FreeBSD *minimo*, criando uma partição, no começo do disco, com menos de de 8GB
- instale o WinXP, criando uma partição de 5GB, "logo depois" da partição do FreeBSD
- pelo Windows mesmo, particione o restante do disco e formate-o em FAT32
- reinstale o FreeBSD, desta vez na configuração de sua preferencia/necessidade, sobre o primeiro BSD.

A partir disso voce pode "dar boot" tanto no XP como no FreeBSD e ambos acessam a terceira partição como "área de dados compartilhada"...

A primeira partição não deve ser maior que 8GB para não ter problemas com BIOS (praticamente quelquer BIOS aceita partição "bootavel" abaixo de 8.4GB)

Essa sequencia de "instalações" impede o XP de "tomar conta do disco" (ele vê que já tem outra partição e instala como "compativel) e ainda te garante poder usar o bootmanager do FreeBSD.

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br