[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

Seg Jul 4 11:19:15 BRT 2005

Luís Cargnini wrote:
> cara tenho um data trtaveller da kingston tem que colocar no kernel
>
> device          atapicam
> device          scbus
> device          cd
> device          da
> device          pass
> e protno ai tu consegue montar o teu /dev/da0s1 por exemplo usando -t
> msdos só isso e feito.

Fala Luis, bom dia.

Entao, obrigado pelas dicas. Na verdade quando eu testei a primeira vez
no DataTraveller o kernel ja tinha estas opcoes, inclusive atapicam; Ai
depois que vi um monte de gente dizendo que conseguiu sem problema
peguei de novo o pd e pedi pro Jean coloca na maquina dele, que era
-STABLE (a minha era -CURRENT), ai funcionou! hehehe meu -CURRENT estava
quebrado; enviei uma mensagem citando o fato na lista e alguem arrumou,
agora desde a semana passada ta funcionando blz no 6.0 tambem;

O bizarro eh que de vez em quando da "warning" de sincronizacao de cache
(!!) mas funciona normalmente. Notei que quando da esse warning a
velocidade cai mais de 300%. Mas felizmente descobri que com "camcontrol
reset" ou "camcontrol rescan" no busID do PD a velocidade volta ao normal;

Aproveitei e configurei o /etc/usbd.conf pra

# PenDrive USB
device "Kingston DataTraveler"
        vendor 0x0930
        product 0x6532
        release 0x0100
        attach "/bin/sleep 8 ; /sbin/mount /pendrive ;
~eksffa/bin/pds.sh `/sbin/camcontrol devlist`"
        detach "/sbin/umount -f /pendrive"

Assim basta espetar o PD no USB que ele monta apos 8 segundos, basta
retirar que ele desmonta. E ainda com "camcontrol devlist" consigo
passar pro script pds.sh em que barramento (porta usb) do laptop o PD
esta, esse script (pds = pen drive sync hehehe, inspirado neh?) de
acordo com a porta usb toma uma decisao: sincroniza do HD pro PD ou do
PD pro HD. Infelizmente eu nao pensei em nada menos "dependente de
lembrar qual porta" pra automatizar o tipo de sincronia.

Entao fica a entrada cima pra documentar e enriquecer o historico da
lista (que se deus quiser volta a funcionar em breve).

Se alguem precisar cofigurar o usbd.conf pode ainda usar

devname	"<expressao_regular>"

ai o dispositivo criado (por exemplo da0s1) torna-se a variavel
${DEVNAME} - fica mais facil fazer rotinas no usbd.conf

Pra descobrir os valores pra "produc", "class", "release" e outras entradas:

	killall -9 usbd
	usbd -d -vv

(vai ficar em foreground e modo verbose)

espeta o dispositivo USB e acompanhe as mensagens do usbd. De cara ele
vai identificar os dados que voce precisa, e as mensagens geradas por
ele vao ser ricas e valiosas pra diagnosticar/corrigir a conf no usbd.conf

Espero que isso seja util pra mais alguem.

Obrigado :-)

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.