[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jul 4 14:32:38 BRT 2005

Somebody told me that Patrick Tracanelli said:
> O bizarro eh que de vez em quando da "warning" de sincronizacao de cache

De vez em quando?  O meu é de vez em sempre!  ;-)

> (!!) mas funciona normalmente. Notei que quando da esse warning a
> velocidade cai mais de 300%. Mas felizmente descobri que com "camcontrol
> reset" ou "camcontrol rescan" no busID do PD a velocidade volta ao normal;

Não cheguei a verificar a parte de velocidade.  Na verdade, em umas
das vezes que isso aconteceu o FreeBSD perdeu o acesso ao umass por
completo.

> Aproveitei e configurei o /etc/usbd.conf pra
>
> # PenDrive USB
> device "Kingston DataTraveler"
>        vendor 0x0930
>        product 0x6532
>        release 0x0100
>        attach "/bin/sleep 8 ; /sbin/mount /pendrive ;
> ~eksffa/bin/pds.sh `/sbin/camcontrol devlist`"
>        detach "/sbin/umount -f /pendrive"

Estranho, meu "vendor" é diferente:

# USB Flashdrive - IPC: O dispositivo umass tem que estar precarregado
device "DataTraveler II+"
        product 0x1601
        vendor  0x0951
        release 0x0100
        devname "umass[0-9]+"
        attach "/usr/bin/camcontrol rescan all"
        attach "sleep 1 ; /sbin/mount_msdosfs -o longnames /dev/da0s1 /p"
        detach "/sbin/umount -f /p"

Curiosamente, pensamos separado, mas tivemos maios ou menos a mesma
idéia.  :-)

> Assim basta espetar o PD no USB que ele monta apos 8 segundos, basta
> retirar que ele desmonta. E ainda com "camcontrol devlist" consigo

Esse "desmonta" é que me preocupa.  Não é 100% seguro, e ainda estou
testando essa opção.

					Jonny

--
João Carlos Mendes Luís			jonny em jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny em coe.ufrj.br