[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Jul 5 16:20:08 BRT 2005

Somebody told me that Patrick Tracanelli said:

> hehe sei bem do que voce ta falando, isso acontecia comigo no 5.0 com
> Memory Sticks, no 5.1 continuo e no 5.2.1 parou essa bixeira; mas nao
> perdeia soh o umass, dava panic na tora, sem perdao;

Eu estou com o -stable de sabado...   ;-)

> Entao, na verdade o meu "vendor" nao e Kingston apesar de ser "Kingston
> Datatraveller". O proprio usbd(8) indica que o fabricante e Toshiba.
> Bom, eh um Datatraveller de origens suspeitas hehe, mas ja vi mais de 2
> reconhecidos como Toshiba. Talvez nao seja o caso do seu, por isso fica
> diferente. Nao me dei ao trabalho de pesquisar se eles deveriam
> realmente utilizar chips Toshiba :)

Falsificado, talvez?

Bem, ele reconhece como datatraveler?  Se for assim, o shim para o
send-pr tem que ser diferente.

> Hmm meio "Windows wannabe" neh? "poe e ta disponivel". Ou pior (melhor?)
> Poe e ja sai copiando... hehehe

É, o seu é pior.   ;-)

Mas esse negocio de poe e sai copiando é um conceito do Clie com
Memory Stick.  Voce pode configurar um programa de auto-run pro stick.
Nao lembro se os Palms comuns tem isso.

> Pois eh eu tambem me preocupava... porque se voce desmonta sem o USB ou
> (mais fatal ainda) ranca o USB com ele montado: a tragedia eh certa
> hehe. Mas com o usbd nao. Voce tira e desmonta.. mesmo na ordem nao
> racional que seria desmontar pra depois tirar. Provavelmente o USBd faz
> algo mais inteligente que torna o "desmontar depois" mais seguro. O
> quanto mais seguro, nao sei, mas a verdade eh que na pratica nunca tive
> problema, e eu nunca desmonto "na mao", sempre tiro o pd fora, meio
> automatico. Ate agora tudo correu bem =)

Pro umount, não tem nada de USB, é SCSI mesmo.

> Mas acho que o ideal eh desmontar na mao. No Windows o manual diz pra
> "clicar com o terceir botao no icone do tray" e ir em "desativar
> equipamento de forma segura" (nada de hot swap, apesar de funcionar
> "rancando na mao" no windows..). No Mac OS X tambem funciona "na mao"
> mas da um avisinho de motivacao educacional: "Remember to safely dispose
> USB device next time".
>
> Entao neh... hehehe alguma gambiarra nao totalmente segura deve ser
> compartilhada entre todos os sistemas.

É, a gambiarra é igual.  Mas seria interessante então montar sem
cache?  O msdosfs tem algo parecido?  Ou será o default?

					Jonny

--
João Carlos Mendes Luís			jonny em jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny em coe.ufrj.br