[FUG-BR] 802.11: maus bocados com IGMP

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Qui Jul 21 14:15:35 BRT 2005

From: "Christopher Giese - iRapida Telecom" <chris em irapida.com.br>

> O Problema que eu enchergo (esquecendo ser ou nao radical)
>
> eh que linux ainda nao tem um controle de banda que satisfaca as
> necessidades
>
> CBQ = muito ruim
> HTB +/-... mas ainda nao chega aos pes do PF + ALTQ + HFSC + realtime +
> linkshare + red
>
> Se nao fosse este detalhe com certeza absoluta o tuxap seria uma situacao
> 200%
>
> Fala nisso... alguem ai conhece algum cliente wireless (tipow edimax.....
> ou coisa do genero)  que de para colocar um BSD no mesmo :????

> [...]

Christopher,

Você tem toda razão, mas na hora de resolver o problema de um cliente,
soluções mirabolantes e caras não ajudam. O Linux saiu na frente e nós
estamos aqui sentados vendo ele passar...

O formato como linux é desenvolvido nunca suprirá as expectativas de quem
entende a filosofia BSD, mas evitando esse assunto para não criar uma
discussão desnecessária, vamos ao que interessa.

Busquei alguma coisa rápido sobre o rtl8181 e achei bem interessante sua
descrição:

http://www.realtek.com.tw/products/products1-2.aspx?modelid=2003052

A diferença de um microprocessador para um microcontrolador é muito pequena
e nesse caso é praticamente indiferente.

Meu maior medo era que o rtl8181 não suportasse a MMU, ai qualquer port
seria muito complicado.

Gostei também do clock dele (200Mhz RISC) e realmente seria uma excelente
base para rodar o bsd.

Veja quantos equipamentos utilizam esse processador:

http://rtl8181.sourceforge.net/rtl8181_devices.php

Foi esse o port que você achou do netbsd ?

http://www.wireless.org.au/~jhecker/netbsd/

Parece que o David young começou um port também, mas não tem muita
informação a respeito...

Quem tem um desses AP baseado no rtl8181 pra desmontar ???

Luiz