[FUG-BR] Failover em placas de rede

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Ter Jul 26 10:31:37 BRT 2005

Mas que diabos! Gente, o lance é Failover entre placas de rede, certo?
Os problemas começam assim:

1 - Se são duas placas, cada uma deve ter um IP diferente
2 - Se tem IPs diferentes, provavelmente o problema é rotas
diferentes. Cada rota está definida para uma placa diferente
3 - O que precisa ser feito é uma solução que pegue as rotas da placa
falha e redefina-as para a placa correta.
4 - Como fazer isso? Não é com um softwares de gráficos,
pelamordedeus. Não é xingando os outros, me poupem.

A resposta do Marcelo não é tão sem sentido assim. O protocolo CARP
serve justamente para fazer a sincronização entre interfaces de rede,
estejam na mesma máquina ou não. Então Christopher, minha dúvida é: vc
sabe o que é CARP? Já usou alguma vez?

No site da HP tem uma documentação de um produto deles explicando como
funciona o processo:
http://docs.hp.com/en/B5158-90024/ch03s07.html

Para monitorar suas placas, e assim que você tiver criado os scripts
para realocar as rotas, você pode usar o daemontools.
http://cr.yp.to/daemontools.html Neste link daqui, teve um pessoal que
usou para fazer um firewall redundante. Quer dizer, se um firewall
cai, o outro assume tudo até ele voltar:
http://redundancy.redundancy.org/fbsd_lb.html. Como eu te disse, a
única diferença é que você vai estar monitorando placas de rede,
interfaces.

Boa sorte.