[FUG-BR] Firewall/Gateway ajuda.....

Ariana Rodrigues ariana.morena em gmail.com
Sex Jul 29 15:05:34 BRT 2005

Olá pessoal,

  Como eu ainda não encontrei uma saída para o meu  pequeno"para
alguns" mas muito grande"para outros"
  problema vou tentar explicar melhor o que está acontecendo.
  1º  Estou configurando um Firewall/Gateway com pf
  2º  Já foi criado um kernel novo e inseri algumas linhas:

     options         ALTQ
     options         ALTQ_CBQ        # Class Bases Queueing
     options         ALTQ_RED        # Random Early Detection
     options         ALTQ_RIO        # RED In/Out
     options         ALTQ_HFSC       # Hierarchical Packet Scheduler
     options         ALTQ_CDNR       # Traffic conditioner
     options         ALTQ_PRIQ       # Priority Queueing
     options         ALTQ_NOPCC      # Required for SMP build

     device          pf              #PF OpenBSD packet-filter firewall
     device          pflog           #logging support interface for PF

 3º As configurações das interfaces de rede estão assim:
    /etc/rc.conf

      pf_enable="yes"
      pflog_enable="yes"
      gateway_enable="yes"

      defaultrouter="200.206.163.129 <http://200.206.163.129>"
      ifconfig_xl0_name="intO"
      ifconfig_int0="inet 192.168.0.1 <http://192.168.0.1>  netmask
255.255.255.0 <http://255.255.255.0>"
      ifconfig_xl1_name="ext0"
      ifconfig_ext0="200.206.163.181 <http://200.206.163.181>  netmask
255.255.255.192 <http://255.255.255.192>"
      named_enable="yes"
      sshd_enable="yes"

  4º No arquivo pf.conf:
      /etc/pf.conf

    int_if="int0"
    ext_if="ext0"

    set loginterface none
    set optimization normal
    set block-policy return
    set fingerprints "/etc/pf.os"
    set limit states 10000

    scrub in all

    nat on $ext_if from $int_if:network to any -> ($ext_if:0)

    rdr on $int_if proto tcp from any to any port ftp ->127.0.0.1
<http://127.0.0.1> port ftp-proxy

    block all

    pass quick on lo0 all

    block in log on $ext_if inet proto tcp from any to $ext_if:0 \
         port 30000><50000 flags S/SA keep state

    pass in quick on $ext_if proto tcp from any port ftp-data to \
        $ext_if:0 flags S/SA keep state user proxy

    pass in quick on $ext_if inet proto tcp from any to $ext_if:0 \
       port { ssh, 2022 } flags S/SA keep state

    pass quick on $ext_if inet proto icmp all icmp-type { echoreq,
echorep, timex }

    pass out quick on $ext_if inet proto { tcp, udp } all keep state

    pass on $int_if all

  5º Teste
     Fiz umas modificações no ips para poder fazer um teste aqui no
escritório e depois fiz essa ligação:
     Liguei a placa externa do server na  minha  rede  interna  e a
placa interna eu liguei  um cabo
     cross-over em uma máquina com windows Nesse teste a mais de uma
semana deu tudo certo da máquina
     windows eu pingava a rede interna e a net tb.

  6º Aparentemente estava tudo funcionando, a hora da verdade....
     Foi até o cliente para trocar o gateway velho mas funcionando
muito bem (coyote) pelo novo (FreeBSD).
     Detalhes o cliente tem Speedy Bussiness.

  7º Últimas configurações para deixar o gateway de acordo com a rede
do cliente mudei os ips.

  8º Resultado: Só consegui pingar a rede interna a net não.

  9º Liguei novamente o coyote e percebi que ele configura o placa de
rede externa como cliente DHCP.

  10º Então pesquisei no google como configurava um cliente DHCP,
encontrei vários é lógico.

  11º Instalei o isc-dhcp3-client-3.0.2-8, no /etc/rc.conf tirei a
linha defaultrouter="200.206.163.129 <http://200.206.163.129>"
      como pedia no tutorial que segui e na linha
ifconfig_ext0="200.206.163.181 <http://200.206.163.181>  netmask
255.255.255.192 <http://255.255.255.192>"
      deixei assim ifconfig_ext0="DHCP".

  12º Outro teste e não deu certo só que agora não consegui pingar
nada nem rede interna nem a externa.

E agora eu não sei mais o que fazer estou precisando muito muito mesmo
de uma grande pequena ajuda, uma
luz que me mostre algo de errado no que fiz e que por isso não está funcionando.
Obrigada pela atenção e espero que alguém possa me ajudar :'( :'( :'( :'( :'(.

Ariana Rodrigues.
ICQ: 347024315
MSN: farofa_ari em hotmail.com