[FUG-BR] atualizar gcc

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qua Mar 2 22:33:40 BRT 2005

Ricardo Nabinger Sanchez wrote:
> aproveitando, é possível atualizar parte do src?  eu gostaria de
> começar atualizando o gcc, apenas.  ou src/gnu, também pode ser.  tem
> um aviso na documentação do cvsup dizendo que as ferramentas e o
> kernel gostam de estar casados, então fiquei na dúvida se o
> procedimento, por ser as ferramentas gnu, poderiam oferecer algum
> risco pra minha máquina.

Os passos para atualização geral são os seguintes:

cd /usr/src
mergemaster -p
make buildworld
make buildkernel KERNCONF=MEUKERNEL
make installkernel KERNCONF=MEUKERNEL
make installworld
mergemaster

Você não precisa se preocupar em atualizar o gcc em particular, não lhe
trará nenhum benefício (que eu possa imaginar). O make world irá fazer
todos os passos necessários.

Leia sempre o arquivo /usr/src/UPDATING após atualizar os fontes com o
cvsup pois ele contém informações importantes para quem está atualizando.

> antes que eu esqueça: estou com -current (cvs tag . (ponto)).

  Cuidado ;)

  O -CURRENT é a árvore de desenvolvimento do FreeBSD e as coisas
costumam mudar bastante por lá. De vez em quando é preciso conhecer bem
o sistema para sair de algum enrrascada.

  Se não quiser correr os riscos atualizar para 5-STABLE (tag RELENG_5)
que ela é a arvore estável atualmente. Normalmente os desenvolvedores
procuram manter a compatibilidade entre as versões para que nínguem leve
nenhum susto.

--
Giovanni