[FUG-BR] LUIS_Ajuda em FreeBSD

Willian Vieira Cardoso willianvieira em eln.gov.br
Qui Mar 10 15:52:39 BRT 2005

Luis,

Obrigado pela ajuda e desculpe a ignorância...

Search dominio.com.br - é o meu dominio. Certo?
E o que seria esses nameserver? Servidores de que?

DHCP? DNS? Proxy?

Sinto que está faltando pouco...rsrsrs

Grato,

Willian

-----Mensagem original-----
De: .: L.u.i.s G.u.s.t.a.v.o :. [mailto:luis em funcate.org.br]
Para: freebsd em fug.com.br
Assunto: Re: [FUG-BR] Ajuda em FreeBSD

Faltou a resolucao de nomes....

# touch /etc/resolv.conf
# ee /etc/resolv.conf
            search dominio.com.br                   (opcional)
            nameserver 200.155.xxx.xxx
            nameserver 200.100.xxx.xxx
            nameserver 200.144.xxx.xxx

# /etc/netstart                        (inicia o serviço de rede)
# ping www.uol.com.br        (testo a resolução de nomes)

o melhor lugar pra vc q estah comecando eh dar uma olhada no handboow do
FreeBSD... http://doc.fugspbr.org/handbook/index.html

ou:

# dmesg                    (Procuro a Placa de Rede xl0 por exemplo)
# ee /etc/rc.conf
            HOSTNAME="nomedamaquina.domínio.com.br"
            ifconfig_rl0="net 192.168.100.xxx netmask 255.255.255.xxx"
            ou
            ifconfig_rl0="DHCP"
            defaultrouter="192.168.100.xxx"

# /etc/netstart                        (inicia o serviço de rede)
# ifconfig                               (verifico as informações)
# ping 192.168.100.xxx       (testo a conexão da rede)

Falowww