[FUG-BR] ADSL + NAT

Carlos Eduardo Souza kdudisouza em yahoo.com.br
Sex Mar 11 00:34:11 BRT 2005

Prezados,

Estou com o seguinte problema. Assino o Turbo 300 e
uso o modem D-link 500G (modo bridge). Quero
compartilha-lo com o a minha pequena rede caseira. Uso
o FreeBSD 4.10 e não estou conseguindo fazer com que a
minha rede interna acesse a internet.
Já configurei o ppp.conf e está funcionando normal. Do
servidor, tanto pingo p/ fora como pingo p/ dentro da
minha rede, ou seja, o meu problema é somente a
tradução de endereços. Vale a pena lembrar que o meu
ip não é fixo. O meu kernel dá suporte a NAT.
A minha topologia é mais ou menos a seguinte. dc0=nic
da rede externa; vr0=nic da rede interna.

                  modem

                  tun0

                   dc0    vr0----------hub
                    |      |            |
                  FreeBSD 4.10         pc's

Modem: ip dinamico
tun0: recebe ip dinamico
dc0: "up" (sem ip)
vr0: 192.168.0.1
pc's: 192.168.0.2 a 192.168.0.5

Criei o arquivo ipnat.rules:
map tun0 192.168.0.0/24 -> ip dinamico válido proxy
port ftp ftp/tcp
map tun0 192.168.0.0/24 -> ip dinamico valido

porém não funcionou...

Como fazer com que minha rede interna possa navegar???
onde pode estar o meu erro??? Peço a ajuda de vcs...
Mto obrigado por enquanto...

Espero que tenham entendido o meu problema

Carlos Eduardo de Souza
Engenheiro da Computação
CREA: PR-76704/D

Email: kdudisouza em yahoo.com.br