[FUG-BR] OFFTROPIC - Redundancia de Link

Carlos Augusto Silva casmedia em gmail.com
Seg Mar 14 13:29:17 BRT 2005

Ola Lista.
Ja faz um tempo que nao escrevo, e venho aqui com uma duvida offtropic
(por favor nao me batam) sobre redundancia de link com iproute2.
Tenho uma maquina Unix com 3 placas de rede: LAN, LINK1 e LINK2.
Montei com o iproute2 e iptables um script para quando um link caia, o
outro assuma.
Tudo funcionou, menos a parte de DNS.
Apesar de minhas estacoes conseguirem pingar num IP atraves do meu
servidor, nao consigo resolver nomes.
E do meu servidor, nao consigo pingar em Ips externos e nem tao pouco
resolver nomes.
Obs: setei no Iproute2  seguinte item:
/ip rule add to 200.204.0.138 table link2

Com isso, digo para a tabela utilizar esse DNS.
Se eu alterar o DNS nas estacoes, funciona.. elas conseguem passar
pelo servidor e chegar nesse servidor DNS. Entretanto, seria meio
complicado alterar isso em todas as maquinas da rede, visto que todas
ja apontam para o meu servidor.

Gostaria de saber, se alguem poderia me ajudar em Private, visto que
esse nao eh o escopo da lista.
Bom, obrigado desde ja, e me desculpem novamente pelo OFF.

Abracos,
--
Carlos Augusto Silva