[FUG-BR] ports

George Amaro george em cpafrr.embrapa.br
Qui Mar 17 10:01:30 BRT 2005

Oi Ricardo,

Passei por isso semana passada no meu note...

Com a mudança do Gnome de 2.8 para 2.10, mudam também algumas coisas
fundamentais que fazem parte de outros softwares, como as bibliotecas
glib e gtk, o que torna a atualização inevitável, embora você possa não
estar usando Gnome.

Como isso envolve a compilação de uma série de programas, novamente,
existe um script para ajudar a diminuir o impacto da mudança. O script
está em http://www.freebsd.org/gnome/gnome_upgrade.sh e basta executá-lo
para as mudanças terem início.

Infelizmente, nem tudo pode funcionar perfeitamente. Então, a melhor
forma de fazer isso é fora do ambinete gráfico e acompanhando o LOG (o
script informa o comando que deve ser dado - em um outro terminal é
claro - para isso). Fique ciente de que o processo todo demora... e
bastante!!

É bom ficar atento aos componentes que, eventualmente, podem precisar
ser atualizados na mão... bastando, para isso, dar um make deinstall e
depois um make install clean no diretório do ports do sotware que
apresentar problemas.

Finalmente, existem uma FAQ em
http://www.freebsd.org/gnome/docs/faq210.html que pode ajudar bastante.

Espero que isso ajude um pouco você!!