[FUG-BR] IPFW PIPE SIMILAR PF/ALTQ

Christopher Giese - IRAPIDA chris em irapida.com.br
Seg Maio 16 07:50:40 BRT 2005

Salve

utilizo altq desde 2002.... E a filosofia do altq foge (em bastante) do
dummynet.....

mesmo pq o dummynet nao aplica diretamente um QOS e sim uma priorizacao
de pacotes :)

no dummynet vc tem apenas 1 forma de controle de banda que eh o w2fq

no altq vc tem VARIAS formas de controle de banda (dentre elas as mais
usadas sao hfsc, cbq, wfq) porem existem muitas outras.....

Particularmente minhas necessidades se enquadram + em cima do hfsc
devido ao seu sistema de QOS nao apenas em servicos mas tb entre os ips
do mesmo filtro.

A uniao PF + altq venho usando a pouco tempo.... porem fiquei pasmo com
o PODER que a uniao destas ferramentas trouxa.... eh simplesmente
desumanow :)

tem uma otima explicação do funcionamento do PF + ALTQ em

http://www.openbsd.org/faq/pf/queueing.html
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/firewalls-pf.html
http://www-2.cs.cmu.edu/~hzhang/HFSC/main.html
http://www.devguide.net/books/openbsdfw-02-ed/rules.txt