[FUG-BR] auditoria de e-mails

Ricardo Maia maia em univap.br
Ter Maio 17 11:25:59 BRT 2005

> A conta de e-mail "compras em batatata.xyz" é considerada como uma
> ferramenta de trabalho, pertencente à empresa, e temporariamente
> (durante a vigencia do contrato de trabalho) cedida ao funcionario (da
> mesma forma que o computador, a mesa a cadeira, etc).
>
> É isso que o TST exclareceu !!
>
> *em nenhuma hipotese e-mails pessoais estão incluidos*
>
> Se a empresa se preocupa com "vazamento de informações" ou "abuso do
> uso da internet", ela pode restringir os acessos à Internet (bloqueio
> de messenger, webmails, smtp/pop3 externos, bloqueio de uso de
> [...]
Antonio,

sim, eu entendi.
mas uma reportagem que eu assisti (jornal da globo desta madrugada)
mostrou a reportagem e deixou no ar uma duvida: o tst nao deixou
totalmente claro ate onde vai o direito da empresa, uma vez que ela diz
"a empresa pode auditar tudo que entra e sai do seu equipamento
(computador)" e em outro momento ela diz "o e-mail da empresa pode ser
auditado".

Ficou estranho, nao ficou?

por um lado, ela pode saber de tudo q entra ou sai do terminal
(incluindo informacoes pessoais -- em teoria) e por outro, seu direito
se restringe ao e-mail fornecido pela empresa...

eu concordo e apoio a ideia de se auditar o e-mail comercial, mantendo a
privacidade dos e-mails particulares. por outro lado, mesmo usando de
uma conta particular, nao acho que existe razao para um funcionario nao
ser demitido se usar o ambiente de trabalho para enviar/receber
pornografia.

infelizmente estamos discutindo um assunto que envolve muito mais que
simples opinioes...

resta ver qual sera a definicao correta e qual sera a definicao
efetivamente adotada no mercado.

Ricardo