[FUG-BR] IPFW e PF - mesmo tempo

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qua Maio 18 20:48:21 BRT 2005

Ricardo A. Reis wrote:

>          E ai Christopher,
>
> Bom eu cheguei a essa conclusão com alguns testes, na regras do pf tenho
> rdr,filter .....  e default police drop
> e logo com todo firewall configurado e funcionado eu levanto o ipfw com
> police accept e td funciona como se nada estivesse acontecido o mesmo
> acontece quando a police é drop (td para de funcionar).
> Aparentemente o ipfw tem a palavra final, porem so para o trafego ja
> permitido pelo pf, dessa forma os meus pipes para
> o squid funcionam como sempre funcionaram :-)
> Essa maquina ja foi um 5.2.x com pf e agora um 5.x..... na época pensei
> [...]

  Até um tempo atrás existiam duas formas de um pacote ser
filtrado/manipulado no caminho até seu destino: os PFIL hooks ou o IPFW
hook. No PFIL hooks eram "ligados" o ipfilter e o pf e eles tinham
precedência em relação ao ipfw.

  Agora no FreeBSD 5.x mais recente o ipfw também é acionado via essa
interface PFIL. Acredito que tenham mantido a mesma ordem de sempre pois
a mudança foi transparente.

--
Giovanni P. Tirloni / gpt em tirloni.org / PGP: 0xD0315C26