[FUG-BR] DRBD - projeto proximo para BSD

João Ricardo P. Mendes joaofreebsd em yahoo.com.br
Qui Maio 19 16:46:13 BRT 2005

Já que a palavra do dia é o GEOM, né não Patrick :) , me permitam uma viagem
(nunca fiz isso, só estou sugerindo):

Leia a respeito do GEOM Gate:

http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=ggatec&sektion=8&apropos=0&manpath=FreeBSD+5.3-RELEASE
http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=ggated&sektion=8&manpath=FreeBSD+5.3-RELEASE

Explico: Você pode exportar um disco inteiro pela rede (isso mesmo,o device!)

Ex: (Tirado do MAN)

Servidor:

server# cat /etc/gg.exports
client RO /dev/acd0
server# ggated

Cliente:

client# ggatec create -o ro server /dev/acd0
ggate0
client# mount_cd9660 /dev/ggate0 /cdrom

E, finalmente, porque não combinar esse device que você exportou, e no lado do
cliente usar uma solução de RAID por software? (vinum, ccd,sei lá!)

Repito: Nunca fiz isso, só li UM POUCO a respeito. Não sei se é possivel.

O que já usei e testei foi o Gate...

God save the GEOM! ;)

[]s e boa sorte (caso consiga alguma coisa poste aqui!)

João