[FUG-BR] [1/2 OFF] Erros não detectados em sistemas de arquivos

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Sex Nov 4 11:45:35 BRST 2005

Em Fri, 04 Nov 2005 11:13:10 -0200
"Giovanni P. Tirloni" <gpt em tirloni.org> escreveu:

> Primeira questão: o que acontece com uma máquina que tem um uptime
> de uns 2 anos e onde os sistemas de arquivos foram montados apenas umas
> 3-4

metendo minha colherzinha de pau no assunto: é improvável que vc veja um
Linux com um uptime dêsse tamanhão todo, uma vez que a cada poucos dias
temos um novo kernel, fora um eventual patche de segurança, correções,
etc. Pelo menos a substituição do kernel implica em reboot. Os *BSD's
(pelo que eu saiba) são bem mais estáveis nêsse quesito.

E é (realmente) uma curiosidade: é possível que um servidor com MUITOS
acessos - DB2/Oracle de site e-commerce? - sofra degradação ou
deterioração do filesystem? isso aplicando-se tanto ao Linux quanto aos
*BSD's, então o que fariamos? Apesar que sites com tantos acessos acabam
dispondo daquêles "armários" de storage.

normalmente faz-se aquelas "paralizações/manutenção programada"?. Ou
aproveita-se servidores "espelhados" pra fazer-se manutenção em um
enquanto o outro suporta a carga?

---
saudações,
Irado Furioso com Tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853 (100% Microsoft Free)
O cristianismo é uma boa filosofia, o que a estraga são os cristãos.