[FUG-BR] [1/2 OFF] Erros não detectados em sistemas de arquivos

Rodrigo Graeff delphus em gmail.com
Sex Nov 4 12:11:56 BRST 2005

irado furioso com tudo wrote:

>metendo minha colherzinha de pau no assunto: é improvável que vc veja um
>Linux com um uptime dêsse tamanhão todo, uma vez que a cada poucos dias
>temos um novo kernel, fora um eventual patche de segurança, correções,
>etc. Pelo menos a substituição do kernel implica em reboot. Os *BSD's
>(pelo que eu saiba) são bem mais estáveis nêsse quesito.
>
>E é (realmente) uma curiosidade: é possível que um servidor com MUITOS
>acessos - DB2/Oracle de site e-commerce? - sofra degradação ou
>deterioração do filesystem? isso aplicando-se tanto ao Linux quanto aos
> [...]
Bom, quanto ao reboot por troca de kernel, ambos os sistemas ainda
sofrem com esse problema (ouvi falar que alguem pesquisava para resolver
este problema pelo menos pro linux), porem cara, eh possivel sim ficar
com mesmo kernel rodando em um servidor, por ex um fedora ou um red hat
desses homologados que ficam abaixo de um firewall sem sofrer muitas
modificacoes, esse nao eh o ponto certo para justificar, e mesmo a
questao dos DBs, DB2 e Oracle possuem a feature de guardar seus dados em
particoes sem FS, mesmo o MySQL ja tem essa opcao, o que reduz 100% dos
problemas de banco de dados armazenados em um FS generico. O banco de
dados nao ira depender da estrutura do FS para fazer sua armazenacao,
depois, se nao ha FS, nao ha mais grandes probabilidades de se corromper
algum dado :) Mesmo um storage pode possuir um FS ou nao.

Abracos,

--
Rodrigo Graeff
delphus em gmail.com