[FUG-BR] Fazendo duas redes 'conversarem'

Márcio Luciano Donada mdonada em gmail.com
Ter Nov 8 21:39:37 BRST 2005

matheus lamberti escreveu:

>Bom, me deparei com o seguinte problema em um cliente.
>E como ainda sou novo no mundo FreeBSD ainda nao
>consegui resolver. Bom, vamos ao problema.
>
>Meu cliente tem duas redes, uma rede sem fio e outra
>com fio, bem a rede sem fio é composta por um Access
>Point D-Link 2100 e dois clientes (um Windows XP e o
>outro é um FreeBSD 6.0).

OK

>O FreeBSD 6.0 está conectado tanto na rede com fio
>(192.168.0.0/24) qto na rede sem fio (10.20.30.0/24).
>Meu problema começa aqui....

Veja bem, o seu FreeBSD tem uma interface de rede com um IP da rede
192.168.0.0/24 e uma outra interface com IP da rede 10.20.30.0/24. ok? Então
como estão o sistema deve possuir rodas para ambas as redes (vide
netstat -rn)

>O que devo fazer no FreeBSD para que as duas redes se
>enxerguem?

Habilitou algum tipo de firewall? Se não, acho que elas deveriam se
comunicar sem problema algum, há menos que isso seja um gateway ao invés
de um cliente (ai sim você teria
que ter o gateway_enable="YES" no seu rc.conf, ok?

>Ja li o man do bridge e descobri o 'if_bridge', mas
>como a maq. trata-se de um PentiumII o kernel leva 4
>horas para compilar.... fico impossibilitado de
>testar... preciso de ideias... links.... qualquer
>coisa ajuda...

bridge? pra que usar uma bridge num cliente? Não entendi?  Podes
reportar para a lista a saida do comando ifconfig e também do netstat -rn?

[]'s
Márcio