[FUG-BR] Tunning no Squid

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sáb Nov 12 02:51:02 BRST 2005

Somebody told me that Mrcio Luciano Donada said:
> Depende, acredito que o hardware que se está utilizando manda 60%
> nessa questão, não gosto de utilizar disco IDE, para cache, a não ser
> que o cliente não queria gastar com SCSI.

Independente do hardware, o tuning de software é importante.

Já instalei vários squids em IDE, para redes pequenas.  É uma opção
barata.  Mas tambem já instalei squids monstros, com 10 discos SCSI,
sendo acessados em paralelo com diskd.

Um vantagem a mais do SCSI é o tagged queueing, que permite acessos
"em paralelo".  Isso faz com que o uso de mais de um diskd no mesmo
disco físico seja uma vantagem.

					Jonny

--
João Carlos Mendes Luís			jonny em jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny em coe.ufrj.br