[FUG-BR] Tunning no Squid

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sáb Nov 12 02:33:24 BRST 2005

Somebody told me that Ricardo A. Reis said:

> Para diminuir o io causado pela atualização  da metadata em disco
> recomendo de desabilite o softupdates e ligue async!!

1) O uso de softupdates nao gera mais I/O em disco do que async.  Pelo
   contrário, pode até reduzir em determinadas aplicações, embora este
   não seja o caso do squid.  Com async, noasync ou softupdates, os
   metadados serão gravados na mesma quantidade, o que muda é a ordem
   do acesso ao disco.
2) O uso de async é perigoso, e pode causar perda de dados se houver
   algum problema com o sistema operacional.  Um bom no-break melhora o
   problema, mas não resolve 100%.  Mesmo que a partição seja usada
   somente pelo squid, a perda do conteúdo do cache representa redução
   temporária nos ganhos do cache.

O softupdates tem dois problemas:
- Maior uso da memória para bufferização de disco.
- A liberação do espaço de arquivos apagados não é imediata.
Ambos os problemas são menores se considerados em comparação com o
perigo de usar async.

Eu só recomendo async em momentos temporários.  Por exemplo, o
instalador do FreeBSD monta os discos em async, para agilizar o
processo de forma rápida, sem ter que mudar o filesystem com tunefs,
como seria necessário para usar softupdates.

De forma geral, a escolha entre softupdates e async é de cada
administrador, em função do seu ambiente e das suas considerações de
risco, mas na minha humilde opinião, um usuário leigo deve sempre ser
orientado com a opção mais segura, que neste caso é definitivamente o
softupdates.

Além disso, no seu email original voce não falou nada sobre ligar o
async, falou apenas em desligar o softupdates, o que teria um efeito
contrário ao que voce desejava, reduzindo a performance.  ;-)

> Pode-se desligar as funções de checagem de data, com noatime.

Nisso nós dois concordamos.  Alias, hoje em dia eu recomendo montar
TODAS as partições com noatime.  Até sei para que serviria o atime dos
arquivos, mas nunca usei isso para nada.

					Jonny

--
João Carlos Mendes Luís			jonny em jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny em coe.ufrj.br