[FUG-BR] Controle de banda com o squid

Ari Arantes ariarantes em gmail.com
Ter Nov 22 16:16:39 BRST 2005

Pessoal,

Atualmente temos uma rede assim:

roteador
.
cabo cross
.
firewall
xl0 --> roteador
xl1 --> servidores (e-mail, web, etc...)
xl2 --> rede wireless e acesso discado
.
.
.
servidor squid + controle de banda

O controle de banda é feito num servidor Linux com Squid e cbq para
controle de banda. Pretendo migrar esse servidor para o FreeBSD, mas
já consegui migrar o firewall para o FreeBSD 5.4.

Gostaria de deixar a rede wireless um pouco mais rápida. Se a página
estiver armazenada no cache do squid, deixar ir a 1 mega, por exemplo,
senão limitar a 256 mesmo. Para isso eu preciso colocar o cbq para
limitar a 1 mega e o firewall com FreeBSD para limitar a 256. Mas o
Squid é transparente e para o firewall é sempre o IP do Squid que sai
para web, ou seja, acho que não tem como eu limitar a velocidade em
256 por IP do usuário.

Como devo fazer para configurar o squid para que o IP de saída seja o
IP do usuário e não do Squid, permitindo o controle de banda pelo
firewall? Uso somente endereços IPs válidos, sem NAT.

Obrigado,

Ari