[FUG-BR] RES: servidor freebsd + velox ppoe

Marcos Silva marcos em fug.com.br
Qua Nov 23 03:54:46 BRST 2005

Boa noite Leonardo,

Vou te passar um "quick setup" para vc colocar o teu Velox para
funcionar rapidamente, do modo mais simples possivel.

Primeiramente, vc precisa configurar o arquivo /etc/ppp.conf para
"levantar" teu link Velox. Utilize o arquivo de exemplo abaixo:

#######################################
default:
 set device PPPoE:ep0:ISP
 enable lqr
 enable tcpmssfixup

 set lqrperiod 6
 set mtu 1492
 set mru 1492
 set timeout 0
 set log Phase tun

 nat enable yes

 add default HISADDR

 enable dns

 set authname NUMERO_DA_LINHA_DO_VELOX
 set authkey NUMERO_DA_LINHA_DO_VELOX

#######################################

Vc precisa alterar o nome da placa de rede (ep0) do exemplo acima,
para a sua placa de rede do teu modem do velox.

Mude o NUMERO_DA_LINHA_DO_VELOX para o numero do teu telefone (velox),
no mesmo formato que vc utiliza no WindaoXP, exemplo 2144445555
Neste exemplo, 21 e para o RJ. Coloque o codigo correspondente ao seu
estado.
authname e authkey correspondem a usuario e senha, respectivamente.

Pronto! Vc esta pronto para estabelecer uma conexao com o Velox.
No shell, digite o seguinte comando:

ppp -b default

Alguns segundos depois, vc devera ver algo como:

Using interface: tun0
PPP enabled

Se for este o caso, beleza...falta pouco. :)
Com o comando abaixo, vc ira configurar o ter server como gateway:

sysctl net.inet.ip.forwarding=1

Va na tua maquina com o WindaoXP (o outro) da vida, configura o
gateway padrao dele com o endereco IP da placa de rede interna do
teu server.

Abra algum browser e faca a "bendita" autenticacao.
Faca alguns teste com o ping para alguns sites.
Naveque por alguns sites, manda bala...

Se estiver tudo ok, teu servidor ja esta atuando como o gateway para
a tua rede interna. Ai, e so correr pra galera! :-)

Mas, pera...se vc reiniciar, vai precisar repetir alguns passos.
Para evitar isto, vc precisa (automatizar) configurar o arquivo
/etc/rc.conf.

Coloque isso no /etc/rc.conf :

gateway_enable="YES"
ppp_enable="YES"
ppp_mode="ddial"
ppp_nat="YES"
ppp_profile="default"

Deste modo, o link ira "levantar" automanticamente ao inicializar o sistema.
Vc ainda ira precisar fazer a autenticacao (manualmente, por enquanto) via
browser.

Bom, agora vc precisa configurar um firewall (IPFW) para proteger a tua rede
instalar um cliente de algum provedor de DNS dinamico (no-ip, ddns, etc).
O no-ip tem no ports.

Eu nao entrei em mais detalhes para nao dificultar mais as coisas.
Este "quick setup" (se eh que posso chama-lo assim) e so a ponta do iceberg.
:-)

Abaixo, segue algumas referencias:

FreeBSD Handbook: Chapter 22 PPP and SLIP
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/ppp-and-slip.html

FreeBSD Primeiros Passos
http://www.freebsd.ag.com.br/

Dialup firewalling with FreeBSD
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/articles/dialup-firewall/index.ht
ml

Cheaper Broadband with FreeBSD and DSL
file://localhost/F:/docs/FreeBSD/adsl/waldura/waldura.comdocfreebsdpppoe.htm

www.google.com/bsd

Espero ter ajudado,

[]'s
Marcos Silva