[FUG-BR] Qmail+sendmail

Ter Set 13 10:53:01 BRT 2005

On 9/13/05, Klereson S. Bravo <klereson em networld.com.br> wrote:
> Ola Joao Rocha,
>
> O sendmail "original" eu retirei do sistema, e uso o sendmail do Qmail.
> Na realidade algum cliente estava usando o sendmail atravez do php.
> Ele baixava tres arquivos chamados de "lista1.txt lista2.txt e lista3.txt"
> cada lista dessas, contem media de 52.000 emails.
> Meu servidor chegou a enviar mais de 120.000 emails em apenas 1 dia.
> Eu nao consegui encontar o cliente que estava fazendo o SPAM, esses arquivos
> eram gravados no dir "/tmp e /var/tmp".

Tem as datas dos arquivos? Ele coloca os arquivos pelo ftp? Ligue todas
as opções de log fo FTP. Se o usuário está uando http para colocar os
arquivos, pode ter furo de segurança. Só pelo fato dos arquivos pertencerem
ao grupo 0 implica que algo está errado. Se um usuário coloca um arquivo
no servidor, este arquivo tem que pertencer a ele, mesmo que seja uma
página html.

> [...]
> arquivos, esta nos dificultando encontrar o cliente que esta fazendo isso.
> Meu servidor de email, necessita que o usuario se autentique para enviar os
> emails. Porem, se os emails passam para o sendmail dispara-los, ele nao
> necessita que o usuario seja cadastrado.
> Se eu conseguir fazer com que o sendmail so consiga enviar emails quando
> esse usuario for autenticado pelo qmail, caso contrario, o email nao sera
> enviado sem a autenticacao.
> Sobre o "milter" eu nao conheco ... Como o milter poderia me ajudar nesse

Eu poderia escrever rapidamente um milter que só aceitasse enviar e-mails
de um gripo de usuários de origem.

> Se tiver algum tuto ou algo que fale sobre o milter, por favor me envie para
> que eu possa dar uma olhada.

O milter é só para o sendmail de verdade. Mas as informações podem ser
lidas em http://www.milter.org, e informações sobre a API pode ser encontrada
em http://www.milter.org/milter_api/api.html.

Existe uma possibilidade extrema. É o spammer não ser um usuário, e sim,
um invasor. Qual é o GID em que o http está rodando? Imagine a hipótese
de ter um bug em algum script de alguma página que esteja permitindo que
alguém possa introduzir arquivos, executar scripts etc. Aí não precisa ser
um usuário cadastrado para usar o seu servidor.

O texto do spam é sobre o que? O que ele está tentando vender?

Verifique as datas dos arquivos e verifique os logs do http, e veja o que
foi feito no mesmo horário, ou proxímo.

Vou pensar em mais alguma coisa. Mas faltam muitos detalhes. De que
cidade você é?

    João Rocha.

> Obrigado.

goffredo em goffredo.eti.br