[FUG-BR] Aproveitar o kernel de outra maquina eh problema?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qua Set 14 22:16:20 BRT 2005

Alexandre Donisete wrote:
> Ola!!
>
>  De vez enquando aparece uns MMX 233 pra reinstalar, e preciso habilitar no
> kernel algumas opções, e pra não deixar o bichinho compilando kernel por
> quase 1hr, copio o kernel de uma outra maquina, P4 2.8 que eh um pouco mais
> rápida :D Mas sempre fiquei em dúvida se é certo o que estou fazendo..

    Não há problema nenhum.  Eu faço isso toda hora.

    Basta voce tomar cuidado com a definição do kernel e com as opções na hora
de compilar, para não usar nada que seja específico do processador.  Ou melhor
ainda, use configurações diferentes de kernel para cada máquina, mesmo que
compile tudo em uma só.

>  Nas versões 5.X, o sistema calcula algumas variaveis do kernel segundo as
> caracteristicas do computador, NMBCLUSTERS, MAXUSERS entre outros.. mas isso
> eh pra compilar e fixar o kernel ou eh dinâmico quando o sistema carrega?

    Acontece quando o sistema carrega, mas voce pode fixar na mão, com o
metaparametro maxusers (que não é para o numero maximo de usuarios), ou
parametro por parametro individualmente.  Minha recomendação é quie voce só mexa
nisso se souber bem o que está fazendo.  Caso contrário, deixe o kernel decidir.

>  Melhorando a pergunta.. Perco desempenho aproveitando o kernel de outra
> maquina inferior ou superior a que vou utilizar de fato?

    Existem duas coisas diferentes.  Se voce usar "o kernel de outra máquina",
pode perde desempenho sim, ao não poder otimizar a configuração do mesmo para a
máquina destino.

    Mas nada impede voce de criar várias configurações distintas, e compilar
tudo numa máquina só.