[FUG-BR] Instalação do X (Era FreeBSd x Fedora)

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Qui Set 15 10:22:20 BRT 2005

Em Qui, 2005-09-15 às 10:08 -0300, Georges Kormikiaris escreveu:

> Tava tentando instalar o XFree86 por 3 motivos:
>
> 1. Imprimi mais de 100 páginas de documentação do site deles.
> 2. Comprei um livro chamado XFree86 for Linux e tô gostando de ler o
> troço.
> 3. Nem o pessoal do FreeBSD sabe se a mudança foi pra melhor ou não:
>
> http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/faq/x.html#WHY-CHOOSE-
> XORG

Eu sei que é dose comprar ou ler um monte sobre algo e acabar nao
usando, mas com certeza 90% do que você leu sobre XFree86 é válido
para o X.org, pois este último é derivado do XFree.

> Na minha cabeça de newbie eu imaginei um outro cenário: instalar os
> dois. É possível? Acho que é mas não tenho certeza..

Também acho que não, mas não tenho certeza. O que pra mim é certo é
que os 2 instalados juntos iria fazer uma baita confusão no sistema
e não teria muita utilidade prática. heheh

> Certo, esse seria o comando pra configuração em text mode, mas veja que
> curioso prum newbie. O fulano vai lá, imprime documentação, compra
> livro e em cada lugar eles indicam um lugar pros arquivos de
> configuração:

É que tem um monte de diretórios mesmo, e o X.org procura numa ordem
onde o primeiro que ele achar será usado, segue um trecho retirado
da man page:

"Xorg uses a configuration file called xorg.conf for its initial  setup.
       This  configuration  file  is searched for in the following
places when
       the server is started as a normal user:

           /etc/X11/<cmdline>
           /usr/X11R6/etc/X11/<cmdline>
           /etc/X11/$XORGCONFIG
           /usr/X11R6/etc/X11/$XORGCONFIG
           /etc/X11/xorg.conf-4
           /etc/X11/xorg.conf
           /etc/xorg.conf
           /usr/X11R6/etc/X11/xorg.conf.<hostname>
           /usr/X11R6/etc/X11/xorg.conf-4
           /usr/X11R6/etc/X11/xorg.conf
           /usr/X11R6/lib/X11/xorg.conf.<hostname>
           /usr/X11R6/lib/X11/xorg.conf-4
           /usr/X11R6/lib/X11/xorg.conf
"

Com o XFree86 isso tbem é verdadeiro, mudando apenas o nome do
arquivo de conf.

> Beleza, o meu Free é o 5.4, é o mais atual, dos Production Releases
> claro.

Maravilha, X.org na veia. :)

[]s
Nilson