[FUG-BR] Configurando o X

Pedro Almeida mindcooker em bsd.miki.eu.org
Sex Set 16 15:49:00 BRT 2005

Tenho observado a dificuldade que muita gente tem para configurar o
ambiente gráfico no FreeBSD.
Vou deixar uma pequenina dica que evita a configuração manual do X, ou
até mesmo o uso de scripts de configuração.
Me desculpem os mais experientes, mas penso que nunca é de mais ajudar
quem precisa.

O segredo está em utilizar um pequenino comando:

Xorg -configure

Este comando irá testar o hardware existente e irá criar em /root um
ficheiro chamado xorg.config.new
com todas as configurações necessaŕias para que o seu X funcione.

Depois, basta copiar o ficheiro para /etc/X11 dando.lhe o nome de
xorg.conf e arrancar novamente com o X.

Finalmente, para escolher o seu gerenciador de janelas padrão, crie um
ficheiro chamado .xinitrc
em /home/user e coloque, se for o caso,

exec startkde

Espero ter ajudado.