[FUG-BR] Egroupware

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Qua Set 28 19:06:13 BRT 2005

Alex,
Bela resposta.

Muito obrigado,
Ronan

Ronan Lucio wrote:
> Alex,
>
> Aproveitando o assunto:
> Então testasses os dois?
>
> Qual é a tua opinião sobre os dois?
Bem, a pequena história é a seguinte.

A idéia era disponibilizar uma ferramenta para facilitar a
interação de uma equipe geograficamente dispersa, com as
ferramentas adequadas para determinadas tarefas.

Requerimentos desejáveis:
    - Freeware e Código Aberto (OpenSource)
    - Não ser "Linux centric"
    - Funcionalidades:
        .Calendário,
        .Arquivos,
        .Contatos,
        .Tarefas
        .Projetos (opcional)
    - Disponibilidade nos ports
    - Disponível no pt_br.
    - Interface 100% (ou quase) intuitiva para os usuários.
    - Baixos requerimentos de manutenção e administração
    - Facilidade para instalação
    - Facilidade para atualizações via Ports (idealmente,
      a ferramenta não deve "quebrar" num upgrade)
    - Facilidades para backup/restore
    - Facilidades para exportar dados

Daí, pelas pesquisas nos Ports e dados em sites
como o cmsmatrix.org, opensourcecms.com e softwareprojects.org,
vi que não havia muitas opções disponíveis nos Ports. Na
época tinha só o MoreGroupware nos ports, que testamos
durante algum tempo e acabou entrando em produção. Depois,
entrou o eGroupware nos ports e resolvi instalar para
testes e parei por aí.

Sobre as duas, o que posso dizer...

moregroupware-0.7.1_1:
  O que gostei:
    - Estável
    - Bom conjunto de funcionalidades e
      de granularidade p/ control de profiles
      de usuários,
    - Ferramenta razoável para acompanhamento de
      projetos
    - GUI leve, sem gráficos desnecessários, boa
      para acessos dial-up.
    - Webmail com boa GUI, lembra um pouco o Outlook,
      o que facilita o aceite por "usuários Microsoft".

  O que pode melhorar:
    - Ports desatualizado
    - Tradução p/ pt_br poderia ser melhor
    - Interfaces que poderiam melhorar:
        . Adm. de profiles
        . Módulo de Anotações
        . Módulo de Tarefas
        . Detalhes no módulos de Arquivos
        . Detalhes no módulos de Calendário
        . Detalhes no módulos de Projetos
    - Aparência geral da interface pode ser
      bastante melhorada
    - Pouco suporte a integração com Palms etc.
    - Foi preciso ajustes para upload de arquivos
      maiores de 1 ou 2MB.
    - Avisos de agendamentos feitos no calendário
      dependente do Webmail interno

eGroupWare-1.0.00.006:
  O que gostei:
     - Visual da interface bem trabalhado, que facilita
       o aceite de "usuários Microsoft".
     - Bom conjunto de ferramentas "out-of-the-box".
     - Tem Content Management! :)

  O que pode melhorar:
     - Certas inconsistências no design da interface,
       em certas funções (não me recordo quais)
     - GUI um tanto pesada, sem facilidade para trocá-la
       por outra mais leve (isto pode ser minha falta de
       conhecimento da ferramenta)
     - Procedimento de configuração um pouco mais trabalhoso
       que o MGW (pode já ter malhorado), mesmo usando o Ports

Faz bastante tempo que mexi com o eGW, acho que esqueci
a maior parte das coisas...

Ambas são bons pacotes de software, e fica ao gosto de
cada um definir qual delas agrada mais, sendo que ambas
possuem um bom conjunto de ferramentas de groupware.
Tem demos dos dois online...

Para constar, sobre Gerenciamento de Projetos, o Achievo
também me parece uma boa ferramenta, e gostei do que vi do
GanttProject, apesar da interface dele não ser web (prefiro
web, pela acessibilidade e independência de plataforma
cliente).

Ainda procuro uma _ferramenta única_ que possua os recursos
de groupware do MGW/eGroupware e as facilidades de CMS como
o Plone ou Mambo, bem como um wiki (tem no Plone), facilidades
para incluir módulos/scripts customizados e com bons recursos
para gerenciamento / acompanhamento de projetos e tarefas (com
bons relatórios), como o NetOffice . Sei que parece demais, mas
eu sou um só é esse trabalho não o "core business" do meu depto.
Esta parte de "sysadmining" não pode consumir muito do meu tempo.

Infelizmente parece em S.L. ainda não existe tal "milagre" e
infelizmente, não tenho mais tempo de ser 'developer', só um
pobre dublê de 'scripter sysadmin'.... :)

[]'s,
Alex

P.S.: Minha vez: agradeço a quem puder falar de experiências
práticas com o "ONA - Open Network Administrator" e o "Nedi" e se
tem alguém que colocou o "phpLogHost" funcionando, eu também
gostaria de umas dicas.